Alarcão dá início ao curso Imersão Criativa

alarcao_02.jpg

Na tarde da última segunda-feira (28 de agosto), teve início o curso Imersão Criativa. Além dos 15 selecionados para todas as etapas, Renato Alarcão abriu o seu módulo para a participação de outros 21, o que propiciou encontros sorridentes e muitas trocas também entre os profissionais da ilustração presentes.

Para começo de conversa, traçou um percurso histórico da ilustração, que tem a arte como raiz e um percurso milenar que remonta às narrativas ilustradas do Egito Antigo, da América Pré-Colombiana. “Imagem e palavra andaram juntas por séculos e séculos, num abraço quentinho”, ilustrou Alarcão.

Em seguida, guiado pelas guinadas da tecnologia, levou a turma a pensar sobre os entraves da reprodutibilidade, através das iluminuras meticulosamente produzidas nos ambientes conventuais, dos tipos móveis que reduzem as possibilidades da ilustração à gravura entalhada, passeou pelas litogravuras coloridas em aquarela de William Blake.

“A ilustração é uma arte que lida com a comunicação. É uma arte com objetivo, conteúdo e se dirige a um público”, frisou antes de iniciar uma apresentação fascinante de referências da ilustração moderna e contemporânea. Jim Flora, Motomichi Nakamura, Gary Baseman, Olivier Kugler e James Jean foram alguns dos mundos visitados.

O módulo “Ilustração Contemporânea” de Renato Alarcão acontece até o dia 1º de setembro, no Museu do Homem do Nordeste.

Texto: Eva Duarte | Fotos: Joana Velozo

Deixe um comentário