Módulos

Clique aqui para conhecer os professores convidados! 🙂

Local Museu do Homem do Nordeste, Casa Forte. Recife-PE
Horário 14 às 18h

– – – – – – – – –

I_Ilustração Contemporânea
Renato Alarcão
28/08 a 01/09

Neste módulo teórico de abertura, serão abordados assuntos de interesse de quem trabalha com ilustração profissional, seja como autor, editor ou como diretor de arte.
Serão discutidos diversos temas, tais como processos criativos em ilustração, ilustração editorial, ilustração para literatura infantil, composição, narrativas e metáforas visuais, orientações sobre estratégias de autopromoção, contratos e mercado de trabalho.
Os participantes aprimorarão seus conhecimentos sobre mercado, processos criativos e os principais conceitos que envolvem a ilustração podendo se tornar, assim, profissionais mais aptos a trabalhar com esta poderosa ferramenta da comunicação visual contemporânea.
Se trata de um conteúdo muito útil não somente àqueles que desejam se aprimorar como ilustradores, mas também para interessados no trabalho do designer e do editor, que desejam aprimorar sua forma de trabalhar em projetos que envolvem ilustração.

– – – – – – – – –

II_Três perguntas, mil respostas
Diego Mallo
11 a 15/09

Neste segundo módulo serão feitos exercícios práticos onde se pretende capacitar cada participante a encontrar o maior número de respostas à pergunta:
“O que, como e com o que ilustrar?”, onde:
“o que” diz respeito ao conteúdo;
“como” diz respeito ao estilo gráfico (uso particular da linguagem gráfica e a aplicação técnica de certos procedimentos) e também ao estilo conceitual (uso de recursos retóricos);
“com o que” diz respeito aos materiais que escolhemos. Também está em jogo a escolha dos materiais em função de suas propriedades retóricas intrínsecas.
O módulo se desenvolverá através de múltiplos exercícios de desbloqueio e desinibição para facilitar uma gama variada de expressões gráficas. A ênfase será dada no trabalho com esboços, no desenho rápido e gestual e também no desenho analítico, onde o mesmo se converte em uma ferramenta de criação e sobretudo de pensamento.
Serão feitos inúmeros jogos e exercícios de percepção para descobrir as possibilidades retóricas intrínsecas dos materiais, trabalhando com técnicas secas, úmidas e mistas.
Se incentivará o uso dos materiais como protagonistas no próprio processo criativo e de estilização; experimentaremos diferentes abordagens à relação entre palavra e imagem por meio de exercícios de retórica visual, nos aproximando ao estilo pessoal não como uma finalidade em si mesmo, mas como consequência natural e produto da descoberta do processo criativo de cada um.
Serão apresentadas e analisadas referências na ilustração contemporânea nos setores editorial e livro para infância.

Temas abordados:
• Estilização
• Linguagem da forma
• Percepção e retórica visual
• Recursos criativos, expressivos e conceituais
• Inspiração e processos criativos
• Procedimentos e técnicas
• Documentação, esboços e arte final.

– – – – – – – – –

III_Oficina Experimental de Aquarela
Mateus Rios
25
a 29/09

Módulo prático de aprofundamento na experimentação técnica com foco em aquarela na ilustração de livros, onde os participantes terão contato com materiais, técnicas, processos e exemplos dessa forma de pintura voltada à ilustração e executarão exercícios práticos relacionados.
Será introduzido o conhecimento das múltiplas possibilidades da técnica; com apresentação de materiais e recursos técnicos. Será mostrada a importância do desenho, da composição e do planejamento na criação de ilustrações para livros visando aprofundar o repertório dos alunos, através de técnicas intermediárias e avançadas
Cada encontro será trabalhado em duas partes: na primeira, teórica, serão mostrados trabalhos originais e de vários artistas como referência, assim como serão apresentados e discutidos materiais, técnicas, processos e métodos de trabalho. Na segunda parte, prática, serão propostos exercícios onde os alunos poderão praticar e experimentar os processos demonstrados.

Serão abordados diversos aspectos da técnica, de materiais (papéis, tintas, pincéis, godês, suportes) a técnicas, tanto básicas (paleta, diluição, misturas, características dos pigmentos) como intermediárias (veladuras, transparências, máscaras, fusões) e avançadas ( papel molhado, efeitos, frotagem e correções).

– – – – – – – – –

IV_Ritmos
Anabella López
9 a 13/10

Este módulo de fechamento terá foco nos processos criativos e de produção, análise morfológica e experimentação gráfica com técnicas combinadas. A ênfase principal será a experimentação com a combinação de diversas técnicas (acrílica, têmperas, lapis-de-cor, colagem digital, fotografia, gravura, etc), procurando achar uma linguagem própria, nossa “voz visual”.  Enxergaremos assim novos caminhos de representação, espacialidade, narrativa e linguagem gráfica para a construção de ilustrações para livros.
Serão feitos exercícios práticos utilizando diversos tipos de materiais, tais como: papéis variados, lixas, celofane, algodão, cola vinílica, tintas acrílicas, lápis de cor, papéis de revistas, etc. gerando diferentes tipos de tramas e texturas abstratas, tendo como guia os diferentes ritmos musicais (canções sem letra) que serão reproduzidos em aula e discutidos em conjunto. Nesse ponto, a ideia não é a representação figurativa e sim a interpretação visual do som. Experimentar os ritmos, os diferentes movimentos, as sensações que geram, as lembranças ou emoções que trazem, e como isso se transporta ao papel.
O resultado final do curso será uma serie de no mínimo 3 e no máximo 5 imagens, com ênfase na experimentação e na procura dessa “voz visual” própria, que acompanhará o ritmo escolhido. Sendo aquela “voz” nosso tom gráfico, nosso jeito de narrar e expressar o som, mediante a criação de texturas, tramas e combinação de técnicas diferentes.

Serão abordados desta forma temais tais como:

• Composição e tensão visual dentro das paginas de um livro
• Ritmos de leitura visual no livro ilustrado
• Criação de personagens e cenários
• Construção e análise do estilo próprio e comunicação gráfica
• Partes e análise de diversos tipos de livros álbum (“Picture books”)
• Breve introdução a técnicas: colagem, acrílico, guache e lápis de cor
• Experimentação com técnicas combinadas
• Reflexão sobre estereótipos e ícones para a comunicação visual
• Inovação dentro da criação

Anúncios